quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

O QUE ACONTECE SE FOR PICADO POR ESCORPIÃO

ESCORPIÕES

ANIMAIS SINANTRÓPICOS

COMO É A PICADA E O EFEITO DA PEÇONHA DE ESCORPIÃO

PICADA

 causa uma dor intensa no local com irradiação pelo membro afetado. A sensação é de queimação, agulhada e latejamento. A picada é semelhante ao de uma vespa ou abelha, ficando inchada e avermelhada. Geralmente as picadas ocorrem nos membros superiores, sendo mais da metade delas (65%) nas mãos ou antebraços.  As principais vítimas são as crianças menores de 14 anos.

PEÇONHA

como as toxinas escorpiônicas agem estimulando a liberação de neurotransmissores do sistema nervoso autônomo, observa-se alterações sobrepostas tanto da divisão simpática como parassimpática. A intensidade dos sinais e sintomas do escorpionismo depende da dose de veneno.  Desde que socorrida rapidamente, a maioria das vítimas, recupera-se com o tratamento. A gravidade do envenenamento depende não só da dose como a espécie de escorpião, sendo que o veneno do escorpião amarelo (Tityus serrulatus) é o mais potente na América do Sul e no Brasil

Nos acidentes moderados e graves, podem surgir os seguintes sintomas:

- Alteração da temperatura corporal, suor constante e abundante.
- Náusea, vômito, salivação excessiva, dor abdominal e diarréia.
- arritmia do coração (aumento e redução) e alteração da pressão sanguínea (aumento e diminuição), 
- Alterações respiratórias podendo ocorrer acúmulo de fluidos no pulmão. Essa é a principal causa dos óbitos.
- Agitação, sonolência, confusão mental

            As crianças podem ter manifestações graves em razão do envenenamento

TRATAMENTO
Na maioria dos casos, as picadas de escorpião podem ser tratadas em casa. São medidas importantes aplicar gelo no local, proteger a pele com um pano limpo, tomar analgésicos comuns para alívio da dor e permanecer em repouso.
ATENÇÃO
Alguns escorpiões, porém, possuem um veneno muito tóxico. Se o quadro não regredir e a pessoa (especialmente se for criança) apresentar sonolência e pressão baixa deve ser encaminhada imediatamente para atendimento médico, levando consigo, sempre que possível, o animal que a atacou. Isso ajuda a identificar com mais rapidez o antídoto que deve ser administrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adicione aqui os seus comentários