terça-feira, 28 de maio de 2013

TÉCNICAS DE SALVAMENTO AQUÁTICO EM PISCINA

A finalidade deste vídeo, é mostrar as técnicas de salvamento aquático em piscinas, muito importante para o Bombeiro Profissional Civil que trabalha em clubes como salva vidas. 
No Mundo mais de 500.000 pessoas morrem afogadas por ano, no Brasil são mais de 8.000 Vítimas Fatais todo Ano, a cada Minuto 10 pessoas se Afogam, 01 Morre.

domingo, 26 de maio de 2013

INCÊNDIO EM DUQUE DE CAXIAS - RJ

Um dos maiores incêndios já registrados pelo Corpo de Bombeiros de Duque de Caxias - RJ. 
Postei este vídeo porque é rico em informações, na área de Prevenção, Combate a Incêndio e Salvamento.  

sexta-feira, 24 de maio de 2013

INFORMAÇÃO TÉCNICA VÁLVULA EXTINTOR DE CO2


Serviço Público Federal
Ministério do Desenvolvimento , Indústria e Comércio Exterior
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Técnologia - INMETRO

Portaria nº 412, de 24 de Outubro de 2011


Art.  7º  Determinar  que  o  item  4.2.3.6,  do  Regulamento  Técnico  da  Qualidade supramencionado, passará a vigorar com a seguinte redação:

“4.2.3.6 Somente serão aceitas válvulas de extintor de incêndio de CO2 com rosca ¾ NGT  ou ¾ NPT”.

Nota:  As  roscas  do  cilindro  e  da  válvula  devem  ser  compatíveis. 
 Deve  ser  verificada  a compatibilidade, no cilindro, através do uso de calibre tampão. 
A rosca do calibre tampão  deve ser de mesma especificação da rosca da válvula.” (N.R.)



quinta-feira, 23 de maio de 2013

USO DE EXTINTORES NA ACADEMIA DE BOMBEIROS BRAVO'S EM OLÍMPIA

BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL
A Academia de Bombeiro Profissional Civil Bravo's da Cidade de Olímpia-SP, realizou treinamento prático com fogo Real para seus alunos Bombeiros. Este treinamento visa aprimorar os conhecimentos do Aluno Bombeiro para os riscos com a profissão e a forma correta de extinguir incêndios com Extintores.
Para você que quer se tornar um Bombeiro Profissional, a academia Bravo's está com poucas vagas para a turma deste mês, venha rápido fazer parte desta grandiosa equipe e seja um profissional qualificado.
Academia Bravo's Empresa  com reconhecimento da FENABOM (Federação Nacional dos Bombeiros e da Defesa da Cidadania) Telefone da Escola (17) 3280-5809

quarta-feira, 22 de maio de 2013

EXTINTORES INDUSTRIAS PROIBIDOS DE MANUTENÇÃO




Serviço Público Federal 
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIOEXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL - INMETRO

Portaria n.º 005, de 05 de janeiro de 2011. 


4.2.1.3 Ficam  impedidos  de  serem  submetidos  à  manutenção  os  recipientes  dos  extintores  de  incêndio  de  baixa pressão, os cilindros dos extintores de incêndio de alta pressão e os cilindros para o gás expelente que não possuam  as seguintes marcações à punção: 

- Identificação do fabricante; 
- Número do recipiente ou cilindro; 
- Data de fabricação; 
- Norma de fabricação; 
- Código de projeto (para os extintores com fabricação a partir de 2006) 

4.2.1.3.1 Caso os extintores não possuam qualquer um dos itens acima, o recipiente ou cilindro deve ser condenado e colocado fora de uso. Além disso, com a permissãodo proprietário, devem ser destruídos. 

4.2.1.4  Fica  impedida  a  realização  de  manutenção  de  extintores  de  incêndio  cujos  componentes  não  estejam  disponíveis no mercado, o que implicaria na perda da garantia de funcionalidade do extintor. Não são permitidas adaptações. Estes extintores de incêndio deverão ser condenados, não sendo permitido seu retorno para  operação do público em geral. 

EXTINTOR DE CARRO - RESPONSABILIDADE DO PROPRIETÁRIO


CONTRAN
CONSELHO NACIONAL DE TRANSITO

Resolução n.º 157, de 22 de Abril de 2014.


RESPONSABILIDADE DO CLIENTE / PROPRIETÁRIO DO EXTINTOR

1   – VERIFICAR

I.      
A informação: Dentro do prazo de validade do extintor, o usuário / proprietário do veículo deve efetuar inspeção visual mensal no equipamento, assegurando–se:

- de que o indicador de pressão não está na faixa vermelha;

- de que o lacre está íntegro;

- da presença da marca de conformidade do INMETRO;

- de que o prazo de durabilidade e a data do teste hidrostático do extintor não estão vencidos;

- de que a aparência geral externa do extintor está em boas condições (sem ferrugem, amassados ou outros danos)”.

EM CASO DE DEFEITO TROQUE GRATUITAMENTE NOS POSTOS AUTORIZADOS BARREFOGO

FIO DE ALTA TENSÃO CAI EM CIMA DE UM HOMEM


Após uma grave acidente, um homem que passava pela calçada,  foi atingido por um fio de Alta Tensão onde o socorro só foi realizado após a companhia de energia elétrica desligar o abastecimento de energia do local.
Infelizmente, mais uma pessoa que acabou perdendo a vida.
Peço desculpas pelo audio e pelas palavras ditas aqui neste video, pois o mesmo foi realizado direto no local do acidente e as palavras das pessoas que estavam próximas do acidente não foram editadas.
A finalidade é mostrar a reação das pessoas, que estão no local observando o acidente.

domingo, 12 de maio de 2013

ESCORPIÃO


PICADAS DE ESCORPIÃO

Os escorpiões são animais invertebrados que apresentam corpo, quatro pares de pernas e cauda, na ponta da qual há bolsas de veneno e um ferrão. Embora existam inúmeras espécies desses animais, nem todas possuem um veneno tóxico o bastante para causar acidentes graves com sua picada.
Escorpiões podem ser encontrados em todas as regiões do território brasileiro, tanto na área urbana quanto na zona rural. São animais de hábitos noturnos que em regra se escondem abrigados da luz, escondidos sob pedras, entulhos, lenha, material de construção, encanamentos, dentro de calçados e roupas, no interior das casas e em seus arredores. São carnívoros. Alimentam-se de insetos, como cupins, grilos e baratas (especialmente), mas podem sobreviver longos períodos sem comida e sem água.
No Brasil, a maior parte dos acidentes com animais peçonhentos é provocada pela picada dos escorpiões e ocorrem dentro das casas. Em geral, os ataques ocorrem quando, de alguma forma,  eles se sentem ameaçados com a proximidade de uma pessoa.
Sintomas
Dor intensa, sensação de ardência ou agulhadas, inflamação no local são os sintomas mais comuns da picada de escorpião. Nos casos mais graves, pode acarretar aumento da frequência cardíaca, suores, enjoos, dificuldade para respirar, queda de pressão. Geralmente, as crianças ficam inquietas e apresentam movimentos descoordenados.
Tratamento
Na maioria dos casos, as picadas de escorpião podem ser tratadas em casa. São medidas importantes aplicar gelo no local, proteger a pele com um pano limpo, tomar analgésicos comuns para alívio da dor e permanecer em repouso.
Alguns escorpiões, porém, possuem um veneno muito tóxico. Se o quadro não regredir e a pessoa (especialmente se for criança) apresentar sonolência e pressão baixa deve ser encaminhada imediatamente para atendimento médico, levando consigo, sempre que possível, o animal que a atacou. Isso ajuda a identificar com mais rapidez o antídoto que deve ser administrado.
Recomendações
* Mantenha sua casa, o quintal, o jardim sempre limpos, sem acúmulo de lixo ou de objetos que possam servir de esconderijo para escorpiões;
* Instale telas nas portas e janelas. Vede as frestas;
* Examine roupas e calçados antes de usá-los;
* Use botas de cano longo, mangas compridas e luvas quando manipular objetos em locais que possam servir de abrigo para escorpiões;
* Não hesite. Procure imediatamente atendimento médico se suspeitar que uma pessoa foi  picada por um escorpião. Caberá ao médico avaliar a gravidade e as consequências do ferimento.

GÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO



O GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), ou gás de cozinha, consiste numa mistura gasosa de hidrocarboneto obtido do gás natural das reservas do sub-solo, ou do processo de refino do petróleo cru nas refinarias.



O GLP é acondicionado dentro de cilindros em estado líquido. O cilindro quando cheio, contém em seu interior 85% de GLP em estado líquido e 15% em estado de vapor. O GLP em estado líquido começa a se transformar em vapor a medida que os aparelhos a gás são utilizados.

Uma característica marcante do GLP é não possuir cor nem cheiro próprio. No entanto, por motivo de segurança, uma substância do grupo Mercaptan¹ é adicionada ao GLP ainda nas refinarias. Ela produz o cheiro característico quando há um vazamento de gás. O GLP não é uma substância tóxica, porém se inalado em grande quantidade, produz efeito anestésico.

Poder Calorífico do GLP em relação a outros combustíveis:

QUANTIDADECOMBUSTÍVELPODER CALORIFICO
1 KgGLP
11.500 KCal
1 m³Gás Natural9.400 KCal
1 m³Gás de Rua4.200 KCal
1 KgÓleo Diesel10.200 KCal
1 KgCarvão5.000 KCal
1 KgLenha2.900 KCal
1 KwEnergia Elétrica860 KCal




¹ Mercaptan é uma substância química de forte odor. Ela se mistura total e livremente ao gás e não é venenosa. Seu cheiro é tão penetrante que basta colocar em cada litro de gás somente uma gota. (EGSA, Teorias e aplicações de equipamentos para GLP, p. 5.).